Home / Sociedade / Ambiente & Ciência / Lagoa dos Salgados considerada “em risco” pela Birdlife Internacional

Lagoa dos Salgados considerada “em risco” pela Birdlife Internacional

A Lagoa dos Salgados, em Pêra, é uma das quatro “zonas em risco” identificadas em Portugal pela Birdlife Internacional.
A classificação surge num relatório agora divulgado, no qual esta entidade identifica 422 Áreas Importantes para as Aves e Biodiversidade atualmente em perigo, em mais de 100 países.

Em Portugal, há quatro destas zonas: Lagoa dos Salgados e Vilamoura, Salinas de Alverca e Forte da Casa (Vila Franca de Xira) e ainda Figueira da Foz.
As ameaças que pendem sobre estas áreas, são comuns a quase todas elas. No caso da Lagoa dos Salgados, a poluição, o desenvolvimento comercial e as atividades humanas que perturbam a natureza são alguns dos fatores apontados.

Desde 2012 que a Birlagoa salgados sitedlife faz uma avaliação anual das IBA (Important Bird and Biodiversity Areas), identificando aquelas que estão em maior risco e que necessitam de ações urgentes.

Em Portugal, estão identificadas 106 IBA, e nalgumas delas estão já a decorrer ações de proteção e salvaguarda, sob a responsabilidade da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, parceira da Birdlife Internacional.

A lista de Zonas Importantes para as Aves e a Biodiversidade em Perigo pode ser consultada no site da Birdlife Internacional.

PartilharShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someonePin on Pinterest0

Veja Também

Eclipse da Lua e chuva de meteoros para ver em agosto

Uma série de fenómenos astrológicos vão acontecer neste mês de agosto, dando bons motivos para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *