O Município de Silves está presente em mais uma edição daquele que é o salão referência para a indústria do Turismo Nacional: a 28.ª Bolsa de Turismo de Lisboa – BTL 2016, que decorre até dia 6 de março, no Parque das Nações.
O Algarve é o destino convidado desta edição e Silves marca presença num espaço próprio integrado no stand da Região de Turismo do Algarve, onde apostará na promoção do turismo cultural, do turismo de natureza e da gastronomia e vinhos.
“A presença na mais importante feira de turismo nacional – e que vai ganhando crescente importância a nível mundial – é considerada uma iniciativa estrutural para a promoção do destino Silves e procurará apresentar a oferta existente aos profissionais do sector e ao público que visita o evento”, afirma a Câmara Municipal.
Além de promover ao longo do evento o seu património cultural – que oferece cinco Monumentos Nacionais só na cidade de Silves – o património natural, com particular destaque para o Lince Ibérico, e alguns dos produtos locais mais distintos, entre os quais se incluem os Vinhos de Silves, a Laranja de Silves e a doçaria regional, estenderá a sua promoção aos agentes do sector privado que atuam no concelho.
De referir que, em 2016, a organização da BTL aumentou consideravelmente o espaço da feira, esperando ultrapassar os 72 mil visitantes registados no ano passado.
Como habitualmente, os dois primeiros dias de feira (2 e 3 de março), abertos das 10h às 19h, são dirigidos a profissionais do sector.
No dia 4, o certame funcionará das 10h às 23h, podendo o público em geral entrar a partir das 18h.
No fim de semana a BTL será aberta a todos os seus públicos, no sábado (dia 5) entre as 12h e as 23h, e no domingo (dia 6) das 12h0às 20h.
A Câmara Municipal de Silves convida todos a visitar o espaço da autarquia, localizado no pavilhão 1 da BTL, e a conhecer mais sobre um concelho que se estende da Serra até ao Mar.
Algarve com programa inovador
Já no que respeita à promoção do Algarve enquanto destino turístico, este ano a nossa região apresenta um programa variado de animação e atividades.
A Região de Turismo do Algarve sugere aos visitantes algumas atividades como a apresentação de uma seleção de cocktails e uma prova dos melhores néctares da região organizada em parceria com a Rota dos Vinhos do Algarve (dia 3 de março às 11h30).
No dia 3 de março, pelas 14h30, a RTA apresenta os seus novos projetos, entre os quais o lançamento de duas novas apps e de um livro infantil, seguido de um cocktail acompanhado pela atuação da Orquestra de Jazz do Algarve. Haverá ainda lugar para mais concertos no dia 4, e para dois showcookings onde o restaurante Tertúlia Algarvia ensinará a confecionar as mais apreciadas iguarias da região (dia 5 pelas 12h e dia 6 pelas 16h). A Tasca Algarvia estará, durante os cinco dias da Feira, no Pavilhão 2 da FIL, a representar a excelência da gastronomia regional, com uma ementa onde constam os pratos mais emblemáticos da cozinha algarvia. O Rancho Folclórico de Faro marca também presença na BTL, com duas atuações no auditório Key for Travel (dia 6 de março, às 16h00 e às 17h00).
O Algarve terá ainda animação itinerante que promete surpreender e despertar o interesse dos visitantes. Uma bailarina irá fazer suster a respiração com movimentos no trapézio suspenso, enquanto artistas de bodypainting, personagens em andas, músicos e bailarinos chamarão a atenção de quem passa. A BTL será também invadida por atores que personificam tudo o que o Algarve tem para oferecer: golfistas, nadadores-salvadores, cozinheiros e pescadores. Estes irão apresentar, de forma criativa, os atrativos da Região.
Diariamente, serão oferecidos brindes a quem girar a Roda da Sorte, enquanto a Tômbola irá atribuir vouchers, que proporcionarão aos contemplados a hipótese de desfrutar de ofertas de alojamento, experiências de aventura, bem-estar e de gastronomia.
O novo stand do Algarve, com cerca de 900m2, situa-se no Pavilhão 1 da FIL (Parque das Nações) e conta com a presença de 15 municípios algarvios e 26 unidades hoteleiras e agências de viagens que irão oferecer ao público pacotes especiais a preço de feira. Cada município terá a sua programação que passa por degustações de produtos regionais a apresentações de novas iniciativas.