87º aniversário da Sociedade de Messines

Publicação 3A Sociedade de Instrução e Recreio Messinense comemora no dia 24 de fevereiro o seu 87º aniversário.
Esta data será festejada no dia 27 de fevereiro, a partir das 15h

O programa de aniversário inclui, às 15h, a inauguração da Exposição “Mulheres da Nossa Terra” ( à base de recolha fotográfica sobre mulheres da Freguesia de S.B. Messines). Esta exposição é feita em colaboração com a Câmara Municipal de Silves.
Também às 15h, terá início uma Simultânea de Xadrez com jogadores do antigo Núcleo de Xadrez de S.B.Messines, que durante muitos anos, após o 25 de abril, funcionou na Sociedade.
No final da tarde, haverá um bolo de aniversário e serão cantados os “parabéns” a esta antiga coletividade.

Sociedade de Instrução e Recreio Messinense

A Sociedade de Instrução e Recreio Messinense foi fundada a 24 de Fevereiro de 1929.
Situada bem perto do centro histórico da Vila de S. Bartolomeu de Messines, nomeadamente da sua Igreja Matriz, esta coletividade tem uma longa vida que atravessa diversos períodos históricos.
Com uma forte componente recreativa, na qual se destaca a realização de convívios musicais, ainda assim, a Sociedade de Instrução e Recreio Messinense (SIRM) sempre se caracterizou por uma componente educacional, através da sua biblioteca, bem como cultural, dinamizando diversas atividades.
Atualmente, a SIRM desenvolve uma ação cultural diversa, com um programa de exposições regular; apresentação de livros e de autores; organização de palestras e workshops; e espetáculos de teatro e musicais. Existe igualmente um Clube de Leitura. Temos também aulas de Pilates e de Dança. O projeto mais recente chama-se “Messines Ativo” e junta semanalmente pessoas que gostam de caminhar.
É nas instalações da SIRM que ensaia e atua o Grupo de Teatro Penedo Grande, que iniciou a sua atividade em 1986.

Instalações
A Sociedade de Messines tem uma sala polivalente, no 1º andar, com palco. É neste espaço que tem lugar a maioria dos espetáculos de teatro e concertos.
É também este o espaço para a realização de workshops e outras atividades que estejam a decorrer.
No rés de chão, a Sociedade dispõe de uma ampla sala que permite também a realização de múltiplas atividades. Aqui, existe também um bar/pastelaria de apoio à coletividade, que dispõe de uma mesa de snooker. A sala dispõe de Wi-Fi gratuito.
Ambas as salas estão abertas a toda a comunidade, bem como a todos os que desejam apresentar os seus trabalhos, em qualquer área.

Veja Também

Hora do Planeta: mais de 41 mil horas doadas em Portugal

No passado sábado, dia 23, a Hora do Planeta — uma iniciativa da organização não-governamental …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *