Home / Sociedade / Cultura / Conferência e Exposição assinalam em Silves o Fim da II Guerra Mundial

Conferência e Exposição assinalam em Silves o Fim da II Guerra Mundial

Ilda Figueiredo, presidente da Direção Nacional do Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), estará no dia 23 de fevereiro, pelas 11h, na Escola Secundária de Silves (ESS) onde será a oradora da conferência sobre o “Fim da Segunda Guerra Mundial – 70 anos de vitória sobre o nazi-fascismo”.
A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Silves, em parceria com o CPPC, tendo como media partner o jornal Terra Ruiva.conferencia ilda figueiredo
Esta ação é dirigida aos alunos da ESS e vem na sequência da sessão ocorrida em novembro último, onde foi abordado o tema «Primeira Grande Guerra e a Luta pela Paz» e terá continuidade com mais uma sessão que versará a temática «Construir a Paz nos Valores de Abril».

Em simultâneo será inaugurada uma exposição com o mesmo tema, que poderá ser visitada até dia 30 de março, nos Paços do Concelho.

 

 

Ilda Figueiredo
Professora do Ensino Primário e licenciada em Economia, pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, é mestre em Administração e Planificação Escolar, pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique (1998).
Fez parte da Juventude Operária Católica e filiou-se no Partido Comunista Português, após o 25 de abril de 1974. Colaborou com o Sindicato Têxtil do Porto, onde se profissionalizou como técnica sindical, em 1977. Dois anos depois, estreava-se como deputada à Assembleia da República, eleita pelo PCP, funções que manteve até 1991. Paralelamente desempenhou o cargo de vereadora na Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, entre 1983 e 1990, sendo encarregue do Pelouro do Ambiente e Jardins. Em 1994 voltou a desempenhar funções autárquicas, desta feita na Câmara Municipal do Porto, sendo reeleita em 1997. No primeiro mandato ficou com o Pelouro da Saúde e Sanidade e pertenceu ao Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento. No segundo mandato não teve nenhum pelouro atribuído. Em 1999, Ilda Figueiredo foi eleita pelas listas do PCP para o Parlamento Europeu.
Ilda Figueiredo é colaboradora regular em diversos órgãos de comunicação social e escreveu Educar para a Cidadania (1999) e No Mar Não Há Árvores (2003), com reflexões sobre Portugal e o mundo no pós-11 de Setembro.

PartilharShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someonePin on Pinterest0

Veja Também

“Algarve Intemporal” em S. Marcos da Serra

O ciclo de música, literatura, gastronomia e património “Algarve Intemporal” continua no dia 22 de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *