Home / Algarve / Silves integra a “Azul- Rede de Teatros do Algarve”

Silves integra a “Azul- Rede de Teatros do Algarve”

A Câmara Municipal de Silves, através do Teatro Mascarenhas Gregório, integra a Azul – Rede de Teatros do Algarve, apresentada ao público no dia 9 de janeiro e que liga 11 salas de espetáculos algarvias, para “potenciar os recursos existentes” e permitir uma partilha de ideias e de iniciativas.
Esta rede tem como objetivo fundamental estabelecer uma rede de coordenação de ações culturais entre estes espaços, de modo a evitar choques ou sobreposição de irede azul teatros logoniciativas, bem como estimular e facilitar a criação, circulação e promoção de «oferta cultural de qualidade existente na região ao nível das artes performativas. Estimular-se-á, pois, a mobilidade de agentes locais e a sua circulação pelos vários espaços.
Silves associa-se a esta iniciativa desde a primeira hora, considerando que “a partilha de projetos culturais, a formação de técnicos, a aquisição de obras em conjunto e o lançamento de projetos de criação artística na região são uma mais-valia”, afirmou a vereadora do pelouro da Cultura. “O Teatro Mascarenhas Gregório tem especificidades que foram defendidas no seio da rede, mas temos todo o interesse na partilha de projetos que possam complementar a programação cultural idealizada para este teatro municipal”.

Integram a Rede Azul: os auditórios municipais de Albufeira, Lagoa e Olhão, o Centro Cultural de Lagos, o Cineteatro Louletano, os teatros municipais de Faro e de Portimão (TEMPO), o Cineteatro de São Brás de Alportel, o Teatro Mascarenhas Gregório (Silves), o Teatro António Pinheiro (Tavira) e o Centro Cultural António Aleixo (Vila Real de Santo António) e ainda deverá juntar-se à rede o Centro Cultural de Vila do Bispo.

Apoio a projeto, com candidaturas abertas

Neste primeiro ano da sua atividade e com o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve, a rede disponibilizará 7 mil euros para apoiar um projeto de estruturas e artistas algarvios.
Os interessados poderão candidatar-se até 28 de fevereiro, enviando as candidaturas para: Rede AZUL -Teatro Municipal de Faro, ou para a morada Rua João de Brito Vargas, 8005-518 Faro. Em março decorrerá a análise pelo júri em abril haverá uma audiência de interessados. Depois e até setembro terá lugar a criação do projeto, para que possa ser apresentado, em itinerância pelos espaços do Algarve, entre setembro e março de 2017.

PartilharShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someonePin on Pinterest0

Veja Também

Concerto de beneficência em Silves

Numa iniciativa promovida pelo Silves Rotary Club, o Teatro Mascarenhas Gregório acolhe no próximo dia …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *