Home / Sociedade / Ambiente & Ciência / Mais linces em liberdade – Myrtilis, nascida em Silves, já vive em Mértola

Mais linces em liberdade – Myrtilis, nascida em Silves, já vive em Mértola

A fêmea Myrtilis, nascida no Centro Nacional de Reprodução de Lince Ibérico de Silves, foi libertada há duas semanas em Mértola. Facto curioso: foi a população de Mértola que escolheu o nome a dar a este animal.

Myrtillis foi solta juntamente com outra fêmea, Mirandilla, e o macho Monfrague, ambos nascidos em Espanha.
A libertação destes animais marca o início do segundo ano de reintrodução de linces ibéricos em Portugal, segundo informa o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

(Foto ICNF)
(Foto ICNF)

Estes animais são libertados no âmbito do projecto LIFE “Recuperação da Distribuição Histórica do Lince Ibérico (Lynx pardinus) em Espanha e Portugal”, a decorrer até 2017.

Está previsto que até ao mês de abril sejam libertados 48 linces em sete regiões: Vale do Guadiana, Vale de Matachel (Badajoz), Montes de Toledo (Toledo), Serra Morena Oriental (Ciudad Real), Guadalmellato, Guarrizas e Doñana.

 

 

Neste momento, as equipas no terreno estão a seguir nove linces libertados em 2014/2015 no Vale do Guadiana: Katmandu, Jacarandá, Kempo, Loro, Liberdade, Lluvia, Lagunilla, Luso e Lítio. Entretanto, outros dois linces estarão em Portugal, vindos de Espanha: Kahn e Kentaro.
Assegurar a sobrevivência dos linces libertados em todas as áreas de reintrodução é o grande objetivo deste esforços que enfrenta grandes desafios, nomeadamente o controlo das doenças do coelho bravo ( a principal fonte de alimentação do lince) e o combate às mortes por atropelamento, caça furtiva e veneno.
Recorde-se que o lince-ibérico (Lynx pardinus) é uma espécie que, até ao ano passado, estava classificada como “Criticamente em Perigo”. Em Junho de 2015, a União Internacional de Conservação da Natureza (UICN) passou a espécie para a categoria “Em Perigo”. Calcula-se que atualmente existam mais de 300 linces.

PartilharShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someonePin on Pinterest0

Veja Também

Eclipse da Lua e chuva de meteoros para ver em agosto

Uma série de fenómenos astrológicos vão acontecer neste mês de agosto, dando bons motivos para …

Um Comentário

  1. Gisèle B. Araújo

    MAIS LINCES EM LIBERDADE
    É bom ver que alguma coisa se faz de positivo para a conservação da Natureza ao invés da destruição da ria Formosa e do projecto de prospecção de petróleo. Parabéns

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *