Está em Messines, o ciclo de fotografia de João Tata Regala “A dupla visão” com as exposições “Rotinas da Morte” e “Safety People” que estarão expostas na Casa Museu João de Deus e na Sociedade de Instrução e Recreio Messinense, respetivamente, até ao final de fevereiro.
No dia 30 de janeiro, pelas 16h, na Sociedade, haverá um Encontro com o autor, conhecido pelo público também pelo seu trabalho enquanto apresentador do programa “Bombordo”, da RTP.
A mostra “Rotinas da Morte” é composta por “um conjunto de imagens e textos desconcertantes que pretendem quebrar o conceito distante da morte, banalizando-a e integrando-a nos processos da vida e atividade humana através da exploração do seu conceito lato, passando pelo cliché e debruçando-se sobre o ubíquo que o tema encerra”.
Já em “Safety People” é apresentado um conjunto de 19 fotografias que retrata trabalhadores de diversos países, embarcações, águas e áreas profissionais que, através do seu olhar, da sua ação, ou de outras perspetivas, mostram dimensões, umas irónicas e humorísticas, outras mais reflexivas, de palavras coincidentes. Esta exposição é promovida numa parceria entre o Município de Silves e a SIRM.
Residindo atualmente em Faro, João Tata Regala é natural de Torres Vedras, onde nasceu há 40 anos. Mestre em Estudos Marinhos Costeiros e com outros títulos académicos em comportamento Predatorial e em Biologia Marinha e Pescas, o mesmo tem, também, experiência em fotografia, ilustração científica, vela e navegação de recreio, teatro, entre outras áreas.
Enquanto fotógrafo, cuja atividade exerce com regularidade desde 2002, divide-se sobretudo entre a fotografia artística, comercial e reportagem de atividades industriais.