Home / Concelho / Atletismo em Tunes e Algoz * ( com esclarecimento adicional)

Atletismo em Tunes e Algoz * ( com esclarecimento adicional)

Núcleo do Algoz, com o treinador Paulo Piedade (ao fundo) e Paulo Oliveira ( ao lado)
Núcleo do Algoz, com o treinador Paulo Piedade (ao fundo) e Paulo Oliveira ( ao lado)

O ATLETIS (Clube de Atletismo de Tunes) foi fundado em maio de 2015 e está agora a dinamizar dois núcleos de atletismo para crianças e jovens, em Tunes e Algoz.

No total, a equipa do Atletis conta com 77 jovens atletas federados, alguns dos quais já com alguma prática desportiva anterior, como explica o presidente do clube, Hélder Bacalhau, que há muitos anos está ligado ao atletismo.
Por isso, o jovem clube conta com já com alguns títulos a nível coletivo e individual, alcançados nesta época no triatlo técnico jovem e no campeonato regional de marcha.
Em novembro de 2105, o Atletis pensou em estender a sua atividade também ao Algoz. Assim nasceu o núcleo do Algoz que conta atualmente com cerca de 10 jovens que são treinados pelo jovem atleta e treinador Paulo Piedade.
Às segundas, quartas e sextas feiras, ao final do dia, os treinos decorrem no pavilhão da EB2,3 do Algoz.
É aqui, no meio de alguma brincadeira, mas também de disciplina, que os jovens começam a ganhar os conhecimentos necessários à prática da modalidade. Para já, para estes jovens, não existem quaisquer ambições desportivas, como explica Paulo Piedade. O importante é criar motivação para a atividade física e proporcionar aos participantes a possibilidade de socializarem e competirem de forma saudável.
Aliás o aspeto da socialização é bastante destacado pelo treinador. Além do treino, “que é muito lúdico,mas que também os obriga a ter uma disciplina que se calhar por vezes não têm em casa,* também aprendem a estar e a competir, já que todos os fins de semana participam em provas e isso ensina-os a estar com outros e com pessoas muito diferentes”.
Ao início, diz o jovem treinador, o processo entre o próprio grupo não foi fácil, sendo jovens de diferentes idades e origens, também surgiam alguns conflitos que se foram esbatendo.
Para Paulo Piedade, o trabalho que agora desenvolve foi uma oportunidade que surgiu, após ter concluído o curso de treinador. Consigo trazia já alguma experiência por ter sido atleta da ADECT – Associação Desportiva e Cultural de Tunes – e atualmente encontra-se “muito empenhado no trabalho de atletismo para crianças, segundo o método Kids Atletics “. Ao mesmo tempo tem desenvolvido algumas atividades como organizador de eventos, como o Algoz Cross e o Tunes Ativo.
Para as crianças e jovens que queiram participar, a atividade é gratuita. Basta contactar com o treinador através do 927 595 239.
Já para os residentes em Tunes, os treinos decorrem às segundas, terças e quintas feiras, orientados por Hélder Bacalhau.
O Atletis conta com o apoio da União de Freguesias de Algoz e Tunes, da Câmara Municipal de Silves e vários patrocinadores.

*Esclarecimento: A frase destacada no texto provocou um certo mau estar em alguns encarregados de educação dos jovens referidos neste texto, segundo o Terra Ruiva foi informado.
Para total esclarecimento dos mesmos e dos leitores, esclarece-se que a frase foi dita no contexto da disciplina de treino. Ou seja, que os jovens, para treinarem e mais tarde competirem como atletas federados, têm de ter uma disciplina com horários, hábitos e regras a cumprir, naturalmente mais rígida do que no seu dia a dia escolar e em casa. Em nenhum momento, o treinador Paulo Piedade ou a jornalista Paula Bravo quiseram afirmar que os referidos jovens não têm disciplina ou não são disciplinados nas suas casas.

PartilharShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someonePin on Pinterest0

Veja Também

Desporto Senior começa a 18 de setembro

A Câmara Municipal de Silves dá início, no próximo dia 18 de setembro, a mais …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *