Home / Sociedade / Cultura / Exposição de Maria João Franco, em Messines

Exposição de Maria João Franco, em Messines

 

 

 

 

 

expo maria joao franco 2 site

A Casa Museu João de Deus acolhe, até 21 de janeiro a exposição de pintura “Viajante na Memória”, de Maria João Franco.

A mostra conta com a colaboração do escultor Silvestre Raposo.
Técnica mista sobre tela, grafite e tintas sobre papel são algumas das técnicas utilizadas nas obras expostas, que poderão ser visitadas nos dias úteis das 10h às 13h e entre as 14h30 e as 18h30.
Natural de Leiria, Maria João Franco frequentou o curso de Pintura na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, onde teve como professores o pintor Gil Teixeira Lopes e o escultor Soares Branco. Apesar de ter frequentado o curso de Arquitetura na ESBAP, o convívio com os colegas das Artes Plásticas, fizeram a artista retomar de novo o gosto pela pintura, aproximando-a também do pintor Nelson Dias, com quem viria a casar. Ao longo da carreira tem desenvolvido inúmeros projetos pictóricos, tendo sido prestigiada com diversas distinções e em 2007 condecorada com a medalha “Mérito-Cultura” e com a Comenda da Associação dos Artistas Plásticos Brasileiros. Recebeu, também, em 2007, 2008 e 2009 o Prémio MAC Prestígio – Movimento Arte Contemporânea (MAC) – Lisboa; em 2008 o Prémio MAC Pintura 2008; em 2010 o Prémio MAC’Hilário Teixeira Lopes – MAC e em 2010 o Prémio MAC’2010 Colaboração e Divulgação Cultural – MAC. Em 2012 foi condecorada com a Medalha de prata da cidade de Leiria por mérito cultural e artístico.

Referindo-se a “tu não aconteces, quando eu te quero”, uma das exposições promovidas pela artista, Álvaro Lobato de Faria mencionou que o vigor e qualidade do conjunto das obras expostas iriam ocupar “um significativo lugar na excelente pintura que Maria João Franco vem construindo e a que já nos habituou, confirmando o grande talento e sobretudo a surpreendente qualidade técnica e criativa desta grande artista das artes plásticas do nosso país”.

PartilharShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someonePin on Pinterest0

Veja Também

“Algarve Intemporal” em S. Marcos da Serra

O ciclo de música, literatura, gastronomia e património “Algarve Intemporal” continua no dia 22 de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *