Livro “Algarvios pelo Coração/ Algarvios por Nascimento”, com personalidades do Concelho de Silves

 

Glória Maria Marreiros, acompanhada por José Manuel Furtado e Fernando Mão de Ferro
Glória Maria Marreiros, acompanhada por José Manuel Furtado e Fernando Mão de Ferro

O novo livro de Glória Maria Marreiros “Algarvios pelo Coração / Algarvios por Nascimento” foi apresentado, em Lagos, perante numerosa assistência constituída por amigos da escritora e muitos familiares das personalidades destacadas nesta obra.
O livro, publicado pela Editora Colibri, traça as biografias de várias personalidades cuja vida esteve ligada ao Algarve, quer “pelo coração”, quer pelo “nascimento”.

Vários são os nomes de cidadãos relacionados com o concelho de Silves, incluídos nesta obra:capa livro

António da Costa Contreiras, natural de Ourique, médico em S. Marcos da Serra e S. B. Messines;
António Sequeira Cabrita Carneiro, médico cirurgião e humanista, natural de S. B. Messines.
Augusto Martins do Ó de Brito, natural de Barão de São Miguel, Vila do Bispo, eletricista, sindicalista, padre católico em S. Bartolomeu de Messines e S. Marcos da Serra.
Domingos António Sota Estevens, natural de Serpa mas quase toda a vida residente em S. B. Messines, sendo comerciante, autarca, associativista;
João José Gomes, natural de Lisboa, escultor, docente e pedagogo, diretor na Escola Industrial e Comercial de Silves e vereador da Câmara Municipal;
José Gonçalves Piçarra Bravo, natural de Pêra, comerciante, autarca, autodidata, residiu em S. Bartolomeu de Messines, sendo vereador da Câmara Municipal de Silves.
José Inácio Costa Martins, natural de S. Bartolomeu de Messines, coronel da Força Aérea, Capitão de Abril;
José Júlio de Albuquerque Rocha Martins, natural de Faro, médico, humanista, viveu a infância e juventude em Silves;
José Rodrigues Vitoriano, natural de Silves, operário, sindicalista, político, deputado, vice-presidente da Assembleia da República;
Maria da Luz Syder de Deus Ramos Ponces de Carvalho, natural de Lisboa, pedagoga, neta do poeta messinense João de Deus;
Maria da Silva Pires Keil do Amaral, pintora, ilustradora e ceramista, natural de Silves;
Maria Luísa Neto Jorge, natural de Lisboa, poetisa, tradutora e argumentista, viveu e trabalhou em Silves;
Marina da Luz Cortes Madeira, natural de S. Bartolomeu de Messines, ativista cultural e política;
Paulo Manuel Rocha Martins, natural de Lisboa, advogado e político, viveu em Silves largos anos, onde residia a sua família.

Segundo explica a autora, “através de resumos de vida dos biografados, pretendeu-se dar visibilidade a gente que das mais diversas formas oferece um panorama da vida do Algarve no decorrer da última centena de anos. Passámos por vidas que se apagaram durante a Primeira República, por outras que viveram o longo período da ditadura, e pelos falecidos mais recentemente, nos 40 anos de Democracia”.
Glória Maria Marreiros, que também é algarvia, licenciada em Filosofia e pós-graduada em Museologia Social, tem-se dedicado nas últimas décadas à investigação das suas raízes algarvias, à etnologia e história local. Desse trabalho têm resultado diversas obras, entre as quais se destaca “Quem foi quem? 200 Algarvios do Séc. XX”, também editado pelas Edições Colibri e agora o livro “Algarvios pelo Coração, Algarvios por Nascimento” que presta homenagem a pessoas que, de uma maneira ou de outra, dedicaram o seu saber e o seu labor ao Algarve.

Veja Também

Revista à Portuguesa em Silves “Olha que duas”

A Revista à Portuguesa “Olha que duas”, tendo como cabeças de cartaz Florbela Queiróz e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.