Home / Sociedade / História & Património / Conquista de Ceuta evocada em Silves

Conquista de Ceuta evocada em Silves

No passado dia 28 de novembro decorreu na Biblioteca de Silves uma palestra proferida pelo reputado historiador Dr. Teodomiro Neto, alusiva aos 600 anos da conquista de Ceuta, ocorrida a 21 de agosto de 1415.
Um acontecimento que iniciou a Expansão Europeia no Mundo, um marco à escala planetária a que o Algarve e Silves em particular estão ligados, e que o conferencista habilmente recordou.

Afinal era Silves a capital do Algarve e sede de Bispado, tendo o prelado cedido algumas das suas embarcações para aquela “empresa”.

Foi também em Silves que Gomes Eanes de Zurara conclui, em 1450, a sua “Crónica de Tomada de Ceuta por El Rei D. João I”. Um documento único e fundamental para a narrativa daquela conquista, mas também para Portugal e para o mundo, e que muito deve honrar os silvenses, tão alheados deste período áureo da história da cidade.
Todavia e não obstante constituir esta a única iniciativa, organizada pelo Município de Silves, alusiva a tão importante efeméride, notaram-se as ausências do executivo municipal permanente e não permanente e da Junta de Freguesia local.

PartilharShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someonePin on Pinterest0

Veja Também

“Algarve Intemporal” em S. Marcos da Serra

O ciclo de música, literatura, gastronomia e património “Algarve Intemporal” continua no dia 22 de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *