Conquista de Ceuta evocada em Silves

No passado dia 28 de novembro decorreu na Biblioteca de Silves uma palestra proferida pelo reputado historiador Dr. Teodomiro Neto, alusiva aos 600 anos da conquista de Ceuta, ocorrida a 21 de agosto de 1415.
Um acontecimento que iniciou a Expansão Europeia no Mundo, um marco à escala planetária a que o Algarve e Silves em particular estão ligados, e que o conferencista habilmente recordou.

Afinal era Silves a capital do Algarve e sede de Bispado, tendo o prelado cedido algumas das suas embarcações para aquela “empresa”.

Foi também em Silves que Gomes Eanes de Zurara conclui, em 1450, a sua “Crónica de Tomada de Ceuta por El Rei D. João I”. Um documento único e fundamental para a narrativa daquela conquista, mas também para Portugal e para o mundo, e que muito deve honrar os silvenses, tão alheados deste período áureo da história da cidade.
Todavia e não obstante constituir esta a única iniciativa, organizada pelo Município de Silves, alusiva a tão importante efeméride, notaram-se as ausências do executivo municipal permanente e não permanente e da Junta de Freguesia local.

Veja Também

Município de Silves entregou material desportivo a escolas do concelho

A vice-presidente da Câmara Municipal de Silves, Luísa Conduto Luís, procedeu à entrega de material …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *