Home / Sociedade / Cultura / Ataíde Oliveira homenageado no centenário da sua morte no Algoz

Ataíde Oliveira homenageado no centenário da sua morte no Algoz

Francisco Xavier de Ataíde Oliveira siteNo dia 20 de novembro, pelas 16h foi descerrada uma placa em homenagem a Francisco Xavier Ataíde Oliveira, na casa onde nasceu, na Rua Tomé Rodrigues Pincho, no Algoz.

Esta iniciativa insere-se na Comemoração do Centenário da Morte deste ilustre filho do Algoz, considerado como “o mais notável e prolífero monografista português de todos os tempos”.

A vida e obra de Ataíde Oliveira foi destacada também através de uma conferência “Francisco Xavier de Ataíde Oliveira, Jurista, Etnógrafo e Historiador”, por Dias Marques, professor da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve. A palestra, no dia 21 de novembro, teve também a participação de Luís Guerreiro, colaborador da Câmara Municipal de Loulé e investigador da história local, que apresentou alguns pormenores da vida deste notável cidadão.

De referir que, durante o mês de novembro, nos Paços do Concelho, em Silves, esteve também patente uma exposição sobre Ataíde Oliveira, da responsabilidade do Arquivo Municipal de Silves. O texto da exposição encontra-se publicado no nosso site.

No mês de dezembro, esta exposição estará colocada na Junta de Freguesia do Algoz, podendo ser visitada no horário de expediente da Junta.

PartilharShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someonePin on Pinterest0

Veja Também

“Algarve Intemporal” em S. Marcos da Serra

O ciclo de música, literatura, gastronomia e património “Algarve Intemporal” continua no dia 22 de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *