No dia 20 de novembro, pelas 16h foi descerrada uma placa em homenagem a Francisco Xavier Ataíde Oliveira, na casa onde nasceu, na Rua Tomé Rodrigues Pincho, no Algoz.
Esta iniciativa insere-se na Comemoração do Centenário da Morte deste ilustre filho do Algoz, considerado como “o mais notável e prolífero monografista português de todos os tempos”.
A vida e obra de Ataíde Oliveira foi destacada também através de uma conferência “Francisco Xavier de Ataíde Oliveira, Jurista, Etnógrafo e Historiador”, por Dias Marques, professor da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve. A palestra, no dia 21 de novembro, teve também a participação de Luís Guerreiro, colaborador da Câmara Municipal de Loulé e investigador da história local, que apresentou alguns pormenores da vida deste notável cidadão.
De referir que, durante o mês de novembro, nos Paços do Concelho, em Silves, esteve também patente uma exposição sobre Ataíde Oliveira, da responsabilidade do Arquivo Municipal de Silves. O texto da exposição encontra-se publicado no nosso site.
No mês de dezembro, esta exposição estará colocada na Junta de Freguesia do Algoz, podendo ser visitada no horário de expediente da Junta.